Control ID - Impressões dobre Hardware e Software de controle de acesso.

 

É um prazer detalhar as características do iDSecure da Control iD, um software essencial para a gestão moderna de segurança e controle de acesso, especialmente em conjunto com seus dispositivos, como o iDFace.

iDSecure da Control iD:  O iDSecure é um software de controle de acesso desenvolvido pela Control iD, que permite gerenciar a entrada e saída de pessoas e veículos, configurar regras de segurança complexas e centralizar o monitoramento de dispositivos Control iD.


Vantagens Principais

Vantagem

Descrição

Integração Nativa

Otimizado para todos os controladores de acesso da Control iD (iDBox, iDFace, iDAccess, etc.), garantindo compatibilidade e facilidade de gerenciamento.

Interface Web e Usabilidade

A plataforma é 100% web (On-Premises ou Cloud), permitindo o gerenciamento e monitoramento em tempo real a partir de qualquer dispositivo com navegador.

Regras de Acesso Complexas

Permite configurar regras avançadas, como controle de dupla-entrada (anti-passback), créditos de acesso e revista aleatória, atendendo a altos requisitos de segurança.

Monitoramento e Relatórios

Oferece monitoramento em tempo real e a geração de relatórios detalhados e customizáveis sobre acessos, permissões e status dos equipamentos.

Modo de Contingência Offline

Os controladores de acesso (como o iDFace) podem validar as regras de acesso localmente, garantindo o funcionamento mesmo com falha de comunicação com o servidor (versão Lite/Standalone).

Multi SGDB

O Sistema permite a escolha dos principais banco de dados do mercado, como o Mysql e o Sql Express.


Desvantagens e Desafios

Desvantagem

Descrição

Otimização para Control iD

Embora possa integrar câmeras CFTV de terceiros, sua performance máxima e facilidade de configuração ocorrem com o hardware da própria Control iD.

Requisitos de Infraestrutura

Quanto mais  facial for usadas mais potente deve ser o computador, não se engane com o indicativo do manual que está desatualizado a muito, o sistema exige requisitos de hardware (servidor) e rede mais potentes (RAM, Processador, Espaço em Disco) para suportar um número “ilimitado” de usuários.

Custo Inicial vs. Contínuo

A aquisição pode envolver a compra das licenças (em alguns modelos, por mensalidade) somada ao custo dos dispositivos físicos, o que pode ser um investimento inicial considerável.

Suporte Técnico

Suporte técnico para questões básicas (Nivel 1) é bom, rápido e preciso, porem quando necessita de um suporte mais avançado a Control ID deixa a desejar.

Atualizações de Firmware e Softwares

As atualizações até onde consegui acompanhar, é na tentativa e erro, diversas vezes somos indicados a atualizar o firmware e uma função básica do equipamento para de funcionar, isso ocorreu diversas vezes na implantação que estávamos realizando.
No quesito software a atualização é mais precisa, mais estável.

Equipamento

Atente as funções dos equipamentos, eles informam diversas funcionalidades, mas deve ser selecionar quais você irá usar, o uso de muitos recursos simultâneos pode causar travamento, lentidão e até reset do equipamento.


💲 Custo e Escalabilidade

Custo

O custo do sistema é módico e está dentro dos valores praticados pelo mercado. No entanto, para que os equipamentos operem em modo online, a Control ID exige a aquisição de uma licença específica por equipamento. Caso esse requisito não seja considerado pelo setor de projetos, há um risco significativo de redução na margem de lucro do projeto.

Escalabilidade

O iDSecure apresenta boa escalabilidade, que varia conforme a versão:

  • Pequenos Projetos: Suporta um número limitado de usuários (no dispositivo) e é suficiente.
  • Grandes Projetos: A versão PRO (ou Cloud, dependendo da necessidade) permite um número ilimitado de usuários* e gerencia múltiplas unidades ou filiais de forma centralizada.

*Usuarios faciais demandam mais tempo pra carga das fotos e apresenta limitação do hardware de até 3000 faces

 

🏠 Principais Aplicações

O iDSecure é uma solução versátil, adaptando-se a diversos ambientes que exigem controle e rastreabilidade:

Aplicação

Cenário de Uso

Condomínios (Verticais/Horizontais)

Controle de acesso de moradores (facial*, biometria), veículos (TAGs UHF), visitantes (QR Code/senha) e prestadores de serviço, garantindo a rastreabilidade de entrada e saída.

Empresas e Indústrias

Controle de acesso de colaboradores por grupos/departamentos, regras de acesso por horário e área restrita, e integração com Controle de Ponto (em conformidade com a Portaria MTP 671/2021).

Prédios Públicos e Instituições

Gerenciamento de grande fluxo de visitantes, controle de acesso a áreas sensíveis e integração com sistemas de terceiros para garantir a segurança e a conformidade.

*A fotografia para cadastro facial deve obedecer a características que se não observadas podem causar erros, como não reconhecimento da pessoa, passagem de pessoas que “parecidas” etc....


📱 Integração com Telefonia IP (IDFace) e Segurança Facial

Uso da Telefonia IP (SIP)

O iDFace (e o iDFace Max) é o dispositivo facial da Control iD que se destaca por integrar nativamente a função de Interfone SIP.

  • Interfone SIP Integrado: O dispositivo pode fazer e receber chamadas via protocolo SIP (Telefonia IP). Isso permite que um visitante acione um ramal IP (em um telefone ou softphone) diretamente da porta, e o operador ou morador pode liberar o acesso remotamente através do software.
  • Benefício: Elimina a necessidade de um sistema de interfonia separado, integrando voz e vídeo (chamada com vídeo, dependendo do hardware) no mesmo ponto de acesso e na mesma infraestrutura de rede (IP).

Segurança da Identificação Facial

O iDFace utiliza tecnologias avançadas para garantir a segurança e prevenir fraudes:

  • Duas Câmeras (Luz Visível e Infravermelha): Usa o método de detecção de "rosto vivo" (Anti-Spoofing), que previne a identificação por meio de fotos ou vídeos, analisando a profundidade e a textura da imagem.
  • Alta Capacidade: Suporta um grande volume de cadastros de faces (até 30.000 ou mais no iDFace Pro/Max), com alta velocidade de reconhecimento.
  • Criptografia: Os dados de acesso, incluindo os templates faciais, são gerenciados com foco em segurança, embora a responsabilidade pela manipulação do banco de dados (nas versões On-Premises) recaia sobre o cliente/técnico especializado.

Resumindo.

A Control ID fornece um software robusto, funcional, com hardware de custo de entrada, conseguindo atender a maioria das aplicações de segurança que precisamos, Somente colocamos aqui observações para o Facial, que aumenta o custo com Hardware ( Servidores ) e se não for observado os padrões de fotos podem vir a causar falhas de segurança. Não sendo aconselhável ainda para portarias remotas com cadastro pelo equipamento onde não são tiradas fotos faciais controladas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Lista de Senhas e Endereços Padrões de Câmeras IP

Entendendo um pouco de Quadros por segundo QPS ou FPS.