Dimensionando câmeras Mega Pixel


Recentemente fomos convidados a participar de uma concorrência para fornecimento e instalação de um sistema de CFTV para uma grande empresa privada.

Esse cliente havia contratado um projeto de CFTV de uma empresa especializada em sistemas de segurança e ao solicitar esse projeto o cliente disse que gostaria de ter um sistema top, afinal ele estava sofrendo com seu sistema analógico, câmeras de no máximo 420 linhas, pouquíssimo tempo de armazenamento, etc.

Quando recebemos o projeto, vimos que ele contemplava algumas centenas de câmeras Full HD. Até aí tudo bem, mas analisando o projeto começamos a achar que não seria necessário utilizar câmeras de 2Mp em função do tamanho dos ambientes onde essas câmeras estavam alocadas, então sugerimos ao cliente utilizar na maioria dos locais, câmeras de resolução HD e não Full HD.

Adivinha qual foi a primeira pergunta que o cliente nos fez!



- As câmeras Full HD não são melhores que as câmeras HD?

E agora? O que vocês responderiam para ele?

Bom… eu acho que a melhor resposta é: “ Depende“.

Sim, depende do atributo da câmera que estamos levando em consideração para avaliarmos qual delas é melhor, por exemplo:

Qual possui a melhor resolução? R.: a câmera FULL HD

Qual possui o melhor preço? R.: a câmera HD

Qual consome menos banda? R.: a câmera HD

Uma questão que julgo muitíssimo importante considerarmos na hora da escolha da resolução das câmeras é saber exatamente a aplicação, a necessidade do cliente e o tamanho da área a ser coberta por essa câmera. Não é porque o cliente pediu o que há de melhor que nós iremos encher o ambiente de câmeras Full HD, senão, por essa linha de raciocínio o próximo projeto que esse cliente solicitar nós teríamos que usar câmeras com 20Mp.

Se fosse para colocar uma câmera num elevador, você indicaria uma câmera de 2Mp?

Alguns dirão que sim, que com uma câmera dessa será possível ver que horas está marcando o relógio no pulso do passageiro e com uma câmera 1Mp daria para ver o relógio, mas a hora que ele está marcando seria mais difícil.

Então eu pergunto, precisamos disso? É necessário esse nível de detalhe? É isso que o cliente espera?

Temos que levar em consideração que a câmera de 2Mp custa quase o dobro da de 1Mp, que o consumo de rede e espaço em disco para armazenamento das imagens deverá ser o dobro em projetos com câmeras de 2Mp do que nos projetos com as de 1Mp e dependendo da aplicação é muito melhor usar uma câmera HD do que uma Full HD, como exemplo, alguns sistemas de análise de vídeo funcionam com muito mais eficiência em imagens de resolução menor porque o processamento será mais rápido o que permitirá analisar mais quadros por segundo, oferecendo uma resposta mais rápida.

Bom… resumindo, nós refizemos o projeto e a maioria das câmeras (95%) foram substituídas por câmeras de 1Mp, o storage necessário passou de 200Tb para 100Tb, a rede que necessitava de uma banda mínima de 700Mb, passou a necessitar de 350Mb e o custo do projeto caiu de 2 Milhões para 1,2 milhão.

Acho que esse é o compromisso que devemos ter com os nossos clientes, oferecer o que há de melhor para a necessidade dele, encontrando a melhor relação custo x benefício.

Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek