RIC – quem vai pagar a conta?

Por Bruno Gottlieb, em 29/01/2013



No dia 30 de dezembro de 2010, o então presidente Lula lançou oficialmente o programa da nova carteira de identidade brasileira, RIC (Registro de Identidade Civil). O RIC foi instituído como lei no Brasil em 1997. Durante esse período, o projeto foi amplamente debatido na sociedade para que as definições burocráticas e tecnológicas viabilizassem a sua implantação.

O RIC traz benefícios claros para a sociedade, sendo os mais notáveis, dentre outros:
- Aumento de segurança do cartão, por incorporar uma grande gama de dispositivos anti-clonagem, tais como gravação a laser, confecção em policarbonato (plástico muito resistente) e outros.


- Centralização do registro de identidade. Até então, a emissão dos cartões era descentralizada, podendo um cidadão ter uma carteira de identidade no Mato Grosso e outra na Paraíba. A Polícia Federal agradece!


- Certificação digital na carteira, podendo o cidadão realizar transações eletrônicas (como assinatura eletrônica de contratos, transações bancárias etc.) com grande segurança.

No lançamento, o governo planejou uma implantação gradual e a expectativa era de que até 2019 toda a população tivesse de posse da nova carteira.

Leia mais em http://www.taskblog.com.br/01/ric-quem-vai-pagar-a-conta/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek