Impacto da vigilância megapixel sobre redes de dados - By Guia do CFTV

Publicado por mpperes em 19-Jul-2011 23:40 (5344 leituras)
Introdução
A segurança é uma das necessidades básicas do ser humano, estando presente na essência de seus anseios, ações e objetivos. Atualmente os conceitos e tecnologias de segurança são muito amplos e nas condições atuais de desenvolvimento tecnológico e social, aplicados a inúmeras áreas, dentre as quais a segurança eletrônica, é sem dúvida uma das mais importantes, na qual são aplicados sistemas eletrônicos avançados em diversas formas de supervisão, automação e controle, possibilitando ampliar a cobertura de segurança para pessoas, empresas, cidades, máquinas, processos, etc. Uma das ferramentas utilizadas na segurança eletrônica é o circuito fechado de televisão (CFTV), que basicamente consiste em um sistema de supervisão e controle, utilizando câmeras para monitoramento e gravação de imagens locais ou remotas.
Atualmente a maior parte dos sistemas de CFTV existentes, utiliza câmeras analógicas e sistema de gravação digital. As câmeras de segurança analógicas tradicionalmente utilizam como meio de transmissão cabos coaxiais de 75ohms, nos quais é transmitido um sinal de vídeo composto de 1Vpp, modulado em AM-VSB na sua banda base, neste 0,7V refere-se ao sinal de luminância e 0,3 é referente aos pulsos de sincronismo horizontal e vertical. Além disso sobre este sinal é transmitida uma portadora de cor modulada na frequência de 3,57MHz. As sincronizações, modulações e frequências são definidas através da norma do NTSC, que estabelece o sistema norte-americano de difusão de televisão analógica, estabelecido em 1953.
CFTV Analógico
Figura 1: CFTV Analógico
Apesar de amplamente funcional e de apresentar um nível de qualidade aceitável para grande parte das transmissões de vídeo, o sistema de transmissão analógico possui algumas limitações características que limitam as capacidades de resolução, qualidade, privacidade e segurança. Dessa forma, em sistemas de CFTV analógico o sinal de vídeo trafega no modo unidirecional da câmera para o sistema de gravação sem qualquer tipo de proteção do sinal, ou seja o sinal trafega aberto e não existe nenhuma forma de verificação da consistência do sinal na chegada, confirmação do recebimento para a câmera, correção do sinal recebido ou proteção contra acesso indevido. Essa topologia é tipicamente local, como apresentado na figura 1.
Com o advento da utilização de redes de dados mais robustas, utilizando protocolos de comunicação como TCP/IP e redes estruturadas baseadas principalmente em cabos de pares trançados (UTP), fibras ópticas e rádios digitais, normatizadas por padrões internacionais que definem níveis superiores de proteção, capacidade, segurança e qualidade, através da utilização de técnicas de transmissão de pacotes de dados com fluxo bidirecional, possibilitando a verificação e correção erros, encriptação de dados, autenticação, privacidade de acesso através de senhas, além de permitir o tráfego de diversos outros pacotes de dados com diferentes informações e sinalizações sobre o mesmo meio de transmissão.
O uso de redes digitais apresenta vários benefícios,..............


Leia o artigo completo em http://www.guiadocftv.com.br/modules/publisher/index.php/item.52/impacto-da-vigilancia-megapixel-sobre-redes-de-dados.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek