CFTV além da segurança

Por Sérgio Carvalho, em 07/06/2013 Task Blog

Até pouco tempo atrás quando se falava em CFTV logo pensávamos em sistema de segurança, sempre relacionávamos a utilização do CFTV ao aumento da segurança, tanto que muitos ainda falam “câmeras de segurança”.

Hoje podemos dizer que grande parte dos sistemas de CFTV que instalamos não são para segurança ou pelo menos não são exclusivos para a segurança.

O controle de processos se torna muito mais eficiente e seguro quando utilizamos câmeras.

Alguns empresas utilizam sistemas de CFTV para monitoramento de fornos ou lugares insalubres onde a presença de uma pessoa seria arriscada, ou para controle e detecção de vazamento de gases e fluidos.

Alguns sistemas utilizam câmeras para fazer contagem de pessoas, controle de fluxo de pessoas ou veículos, outros utilizam as câmeras para detectar movimentação próximo a áreas perigosas onde uma máquina pode ser desligada evitando assim um acidente, temos também as câmeras utilizadas em cirurgias como a vídeolaparoscopia ou exames como a endoscopia.

Até em hobby como o aeromodelismo já se emprega o uso de câmeras de CFTV, são os chamados FPV onde uma microcâmera é instalada no aeromodelo e sua imagem é transmitida para um receptor conectado a um monitor ou óculos com LCD e o modelista pilota o aeromodelo como se estivesse dentro dele.

Recentemente fizemos a instalação de um sistema de CFTV exclusivamente para o controle do processo de junção de duas partes de uma plataforma de petróleo, a central de operações utilizou as imagens para posicionar corretamente as partes onde a parte superior pesa 17 mil toneladas e precisava ser içada a 47 metros, qualquer erro no encaixe poderia causar sérios danos a estrutura além de prejuízos e o risco de ferir alguém.

Mais detalhes sobre essa instalação, inclusive vídeos do processo de junção (mating) podem ser vistos no nosso site: http://www.tasksistemas.com.br/t2_cases.php?p=347

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek