Porquê ONVIF nem sempre funciona?

Por que ONVIF nem sempre funciona? O Fórum ONVIF informa que os produtos com o padrão ONVIF e possuem o mesmo perfil são compatíveis. No entanto, quem instalou os dispositivos indicados com esta norma pode encontrar alguns problemas ou mesmo ficar sem conectividade. Por que isso acontece e como evitar esses problemas?


Primeiro, é necessário verificar se os dispositivos destinados realmente suportar o protocolo ONVIF. Fabricantes asiáticos frequentemente marcam os seus produtos como compatíveis com ONVIF, embora isso não seja verdade. Distribuidores europeus não verificam estas declarações, apesar de ser bastante fácil - o cumprimento desta norma pode ser verificado no site oficial da ONVIF, que lista todos os produtos compatíveis.
Em segundo lugar, é importante o uso de dispositivos ONVIF com o mesmo perfil. Por exemplo, uma câmera com uma versão anterior do ONVIF (sem streams) não irá se conectar a um DVR com uma versão mais nova. 
Podem-se encontrar casos dentro de um conjunto de dispositivos com S-profile, onde não teremos problemas de conectividade de streaming vídeo , mas sim com algumas funções (por exemplo, detecção de movimento). É geralmente causado por erros da norma ou mais frequentemente, por uma aplicação incorreta do padrão / versão do fabricante. Tais problemas devem ser imediatamente comunicados ao fabricante que, por sua vez, deve lançar firmware corrigido. 
O Fórum ONVIF está constantemente trabalhando em versões melhoradas da norma (atualmente eles estão preparando a versão 2.4, mais preciso em termos de conectividade).
Embora o padrão ONVIF prometa o cumprimento dentro da mesma versão, o usuário deve sempre ser cético. Antes de comprar ou instalar o equipamento, é necessário verificar a sua compatibilidade ou obter informações do fabricante (s).
Por exemplo, o site da empresa Sunell fornece a lista de dispositivos que já foram homologados em níveis de compatibilidade. A empresa está entre os maiores e mais ativos usuariso do fórum ONVIF. 

Stream secundário em NVRs - monitoramento de vídeo básico. Um problema comum que aparece durante a configuração do NVR´s é a visualização incompleta das imagens na tela. Se a mudança para o modo de tela cheia resultar na falta da exibição da imagem, isso normalmente significa que a configuração do stream secundário esta errada.
 
Um exemplo de configuração inadequada do Stream secundário


A corrente secundária também conhecido como corrente auxiliar, é usada para a visão geral do vídeo a partir de várias câmeras (Mosaicos). Com resolução mais baixa e taxa de bits que praticamente que não carregam o processador, proporcionando fluidez de vídeo em telas pequenas como a de dispositivos móveis.
Para corrigir esse problema, é necessário desligar a câmera do NVR e configurar seus parâmetros. A resolução do stream de vídeo na câmera não deverá exceder D1 e a taxa de bits deve ser limitado a 1024 kbps ou menos. Depois de conectar a câmera ao NVR, a imagem deve ser exibida corretamente, tanto o fluxo primário e secundário.


Comentários

  1. Bom texto amigo, porém os fabricantes dos DVRS e NVRS deveriam deixar bem claro o padrão ONVIF aplicado C, S... estou com alguns inconvenientes aqui, e as câmeras não são baratas para comprar para teste, acaba sendo decepcionante a experiência IP.

    ResponderExcluir
  2. pede para criar uma senha de acesso com 6-30 dígitos para o dispositivo e assim não consigo acessar a câmera podem de ajudar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek