Guia Técnico - Plataformas de software

Diferentes plataformas de software podem ser usadas para gerenciar vídeo. Elas incluem o uso da interface de Web incorporada, que existe em muitos produtos de vídeo em rede, ou o uso de um software gerenciamento de vídeo separado, que pode ter uma interface Windows ou de Web.

Funções internas

As câmeras de rede e os codificadores de vídeo da Axis podem ser acessados por uma rede, bastando digitar o endereço IP do produto no campo Address/Location (Endereço/Local) de um navegador em um computador. Assim que uma conexão for estabelecida com o produto de vídeo em rede, a página inicial do produto, junto com links para as páginas de configuração do produto, será automaticamente exibida no navegador de Web.

A interface de Web interna dos produtos de vídeo em rede da Axis possui funções simples de gravação; ou seja, gravação manual de fluxos de vídeo (H.264, MPEG-4, Motion JPEG) em um servidor, com um clique em um ícone, ou gravação iniciada por evento de imagens JPEG individuais em um ou mais locais. A gravação de fluxos de vídeo acionada por eventos é possível com produtos de vídeo em rede com recursos de armazenamento local. Nesses casos, os fluxos de vídeo são gravados no cartão SD/SDHC dos produtos. Para aumentar a flexibilidade de gravação em termos de modos (ou seja, gravações contínuas ou programadas) e funções, é necessário um software separado de gerenciamento de vídeo. A configuração e o gerenciamento um produto de vídeo em rede através da sua interface interna de Web funcionarão quando houver apenas um pequeno número de câmeras em um sistema.


Software cliente na plataforma Windows

Quando se trata de software separado para gerenciamento de vídeo, os programas clientes na plataforma Windows são os mais usados. Também há software na plataforma Web à disposição. Se for usado um software cliente em Windows para gerenciamento de vídeo, ele deverá ser instalado antes no servidor de gravação. Depois, pode ser instalado um software cliente de visualização no mesmo servidor de gravação ou em qualquer outro PC, seja no local ou na mesma rede em que o servidor de gravação estiver instalado, ou remotamente, em uma estação de visualização localizada em uma rede separada. Em alguns casos, o aplicativo cliente também permite que os usuários alternem entre diferentes servidores com o software de gerenciamento de vídeo instalado, possibilitando, assim, o gerenciamento de vídeo em um sistema de grande porte ou em muitas localidades remotas.

Software na Web

Um software de gerenciamento de vídeo na Web deve ser instalado antes em um PC servidor que funcionará como servidor de Web e de gravação ao mesmo tempo. Ele permite que usuários em qualquer tipo de computador conectado à rede, em qualquer parte do mundo, tenham acesso ao servidor de gerenciamento de vídeo e, portanto, aos produtos de vídeo em rede que ele gerencia, com um simples navegador de Web.

Escalabilidade do software de gerenciamento de vídeo

Na maior parte dos casos, a escalabilidade da maioria dos programas de gerenciamento de vídeo, em termos de número de câmeras e de quadros por segundo, é limitada pela capacidade do hardware, e não do software. O armazenamento de arquivos de vídeo exige ainda mais do hardware de armazenamento porque ele pode precisar operar ininterruptamente, e não apenas durante o horário comercial normal. Além disso, o vídeo, por natureza, gera grandes quantidades de dados, o que exige muito da solução de armazenamento. Para saber mais sobre Considerações sobre largura de banda e espaço de armazenamento.

Software aberto x Software próprio do fornecedor

Fornecedores de produtos de vídeo em rede oferecem software de gerenciamento de vídeo. Muitas vezes esse software funciona apenas no equipamento de vídeo em rede desse fornecedor. Também existem programas que funcionam em várias marcas de produtos de vídeo, sendo muitas vezes oferecidos por empresas independentes. Mais de 550 Parceiros de Desenvolvimento de Aplicativos da Axis oferecem diversas soluções de software. Para saber mais sobre software de gerenciamento de vídeo Axis.
Fonte : www.axis.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek