Guia Técnicos - Recursos do sistema


Um sistema de gerenciamento de vídeo pode ter muitos recursos diferentes. Alguns dos mais comuns estão relacionados abaixo:

Visualização

Uma função essencial de um sistema de sistema de gerenciamento de vídeo é permitir que imagens ao vivo e gravadas sejam visualizadas de maneira eficiente e intuitiva. A maioria dos aplicativos de gerenciamento de vídeo permite que mais de um usuário veja em diferentes modos, por exemplo, visão dividida (para ver câmeras diferentes ao mesmo tempo), tela cheia ou seqüência de câmeras (onde as exibições de diferentes câmeras são apresentadas automaticamente, uma após a outra).

Tela de visualização ao vivo da AXIS Camera Station.

Muitos programas de gerenciamento de vídeo oferecem também um recurso de reprodução de câmeras múltiplas, que permite aos usuários ver gravações simultâneas de diferentes câmeras. Isso permite que os usuários tenham um quadro abrangente de um evento, o que é útil para uma investigação. Também podem ser disponibilizados os recursos de visualização em vários monitores e mapeamento, que inserem ícones de câmera que representam em um mapa do edifício ou da área os locais onde as câmeras estão instaladas.


Multi-streaming

Os produtos avançados de vídeo em rede da Axis permitem o multi-streaming, no qual vários fluxos de vídeo de uma câmera de rede ou de um codificador de vídeo podem ser configurados individualmente com diferentes taxas de quadro, formatos de compactação e resoluções, e enviados a diferentes destinatários. Esse recurso otimiza o uso da largura de banda da rede.

Vários fluxos de vídeo configuráveis individualmente permitem o envio de vídeos com diferentes taxas de quadro a destinatários diferentes.
Gravação de vídeo

Com um software de gerenciamento de vídeo como o AXIS Camera Station, é possível gravar vídeos manualmente, continuamente e mediante acionamento automático (por movimento ou alarme), e as gravações contínuas e acionadas podem ser programadas para horários selecionados durante cada dia da semana.

A gravação contínua normalmente requer mais espaço em disco do que uma gravação acionadas por alarme. Uma gravação por alarme pode ser acionada, por exemplo, através da detecção de movimento no vídeo ou de entradas externas, através da porta de entrada de uma câmera ou de um codificador de vídeo. Com gravações programadas, é possível definir cronogramas de gravações contínuas acionadas por alarme/movimento.
Configurações de gravação programada, com uma combinação de gravações contínuas e acionadas por alarme/movimento aplicadas pelo software de gerenciamento de vídeo AXIS Camera Station.

Assim que o método de gravação for selecionado, a qualidade das gravações poderá ser definida com a seleção do formato de vídeo (por exemplo, H.264, MPEG-4, Motion JPEG), da resolução, do nível de compactação e da taxa de quadros. Esses parâmetros afetarão a quantidade de largura de banda consumida, além do espaço de armazenamento necessário.

Os produtos de vídeo em rede podem ter recursos variados de taxa de quadros, dependendo da resolução. A gravação e/ou visualização em taxa de quadros (considerada como 30 quadros por segundo no padrão NTSC original e 25 quadros por segundo no padrão PAL) em todas as câmeras em todos os momentos é mais do que exige a maioria das aplicações. As taxas de quadro em condições normais podem ser estabelecidas um nível mais baixo — por exemplo, de um a quatro quadros por segundo — para reduzir drasticamente o espaço de armazenamento necessário. Em caso de alarme — por exemplo, se for acionada uma detecção por movimento no vídeo ou por um sensor externo — um fluxo separado com taxa de quadros mais elevada poderá ser enviado.

Gravação e armazenamento

A maioria dos programas de gerenciamento de vídeo utiliza o sistema de arquivos padrão do Windows para armazenamento, para que seja possível usar qualquer drive de sistema ou drive de rede para armazenamento de vídeo. Um software de gerenciamento de vídeo pode permitir mais de um nível de armazenamento. Por exemplo, as gravações são realizadas em um disco rígido principal (o disco rígido local) e o arquivamento ocorre em discos locais, discos de rede ou discos rígidos remotos. Os usuários podem especificar o tempo de retenção das imagens no disco rígido principal antes que elas sejam automaticamente excluídas ou transferidas para o drive de arquivamento. Os usuários também podem evitar a exclusão automática de vídeos acionados por eventos, marcando-os ou bloqueando-os especialmente no sistema.

Gerenciamento de eventos e vídeo inteligente


Gerenciar eventos é identificar ou criar um evento acionado por estímulos, sejam eles de recursos internos dos produtos de vídeo em rede ou de outros sistemas, como terminais de ponto de venda ou software inteligente de vídeo, e configurar o sistema de vigilância por vídeo em rede para reagir automaticamente ao evento, por exemplo, gravando imagens, enviando alertas e acionando diferentes dispositivos, como portas e luzes.

As funções de gerenciamento de eventos e vídeo inteligente podem atuar juntas para permitir que um sistema de vigilância por vídeo use a largura de banda de rede e o espaço de armazenamento de maneira mais eficiente. O monitoramento contínuo ao vivo das câmeras não é necessário, pois os alertas aos operadores podem ser enviados quando ocorrer um evento. Todas as reações configuradas podem ser acionadas automaticamente, reduzindo os tempos de reação. O gerenciamento de eventos ajuda os operadores a darem conta de um número maior de câmeras.

As funções de gerenciamento de eventos e de vídeo inteligente podem ser incorporadas e conduzidas em um produto de vídeo em rede ou em um software de gerenciamento de vídeo. Elas também podem ser realizadas por ambos, pois um software de gerenciamento de vídeo pode aproveitar a função de vídeo inteligente incorporada a um produto de vídeo em rede. Nesse caso, as funções de vídeo inteligente, como detecção de movimento no vídeo e de adulteração de câmera, podem ser realizadas pelo produto de vídeo em rede e marcadas para o software de gerenciamento para que sejam tomadas outras providências. Esse processo oferece diversas vantagens:

  • Permite uma utilização mais eficaz da largura de banda e do espaço de armazenamento, pois não exige que uma câmera envie imagens de forma contínua a um servidor de gerenciamento de vídeo para análise de qualquer evento em potencial. A análise é realizada no produto de vídeo em rede e os fluxos de vídeo são enviados para gravação e/ou visualização apenas quando ocorrer algum evento.
  • Ele não exige que o servidor de gerenciamento de vídeo tenha recursos de processamento rápido, o que economiza custos. A condução de algoritmos inteligentes de vídeo consome muita CPU.
  • É possível obter escalabilidade. Se um servidor fosse obrigado a executar algoritmos de vídeo inteligente, apenas um pequeno número de câmeras poderia ser gerenciado em um determinado momento. Se as funções inteligentes estiverem “na fronteira”, ou seja, na câmera de rede ou no codificador de vídeo, o tempo de reação será menor e será possível gerenciar um número muito grande de câmeras de maneira proativa.
    O gerenciamento de eventos e o vídeo inteligente permitem que um sistema de vigilância esteja constantemente alerta, analisando as entradas para detectar um evento. Assim que um evento é detectado, o sistema pode responder automaticamente com ações, como gravação de vídeo e envio de alertas.

Acionadores de eventos

Um evento pode ser programado ou acionado. Os eventos podem ser acionados por:

  • Portas de entrada: A(s) porta(s) de entrada de uma câmera de rede ou de um codificador de vídeo podem ser conectadas a dispositivos externos, como um sensor de movimento ou um interruptor de porta.
  • Disparo manual: O operador pode usar botões para acionar um evento manualmente.
  • Detecção de movimento em vídeo: Quando uma câmera detecta um determinado movimento na janela de detecção de movimento da câmera, é possível acionar um evento.
  • Adulteração de câmeras: Este recurso, que permite que uma câmera detecte quando é obstruída ou movimentada intencionalmente ou quando perde o foco, pode ser usado para acionar um evento.
  • Acionamento por áudio: Isso permite que uma câmera que reconheça áudio acione um evento se detectar sons abaixo ou acima de um determinado limite.
  • Temperatura: Se a temperatura subir ou cair além do intervalo operacional de uma câmera, um evento pode ser acionado.

Criando acionamentos de eventos com a interface de Web de um produto de vídeo em rede da Axis.
Reações

Os produtos de vídeo em rede ou um software de gerenciamento de vídeo podem ser configurados para reagir a eventos de forma contínua ou em determinados horários. Quando um evento é acionado, estas são algumas das reações mais comuns que podem ser configuradas:

  • Transmitir as imagens ou a gravação de fluxos de vídeo para locais específicos, com uma determinada taxa de quadros. Quando a função de acionamento por eventos for usada na interface de Web dos produtos de vídeo em rede da Axis, apenas imagens JPEG podem ser transmitidas. Quando for usado um software de gerenciamento de vídeo, um fluxo de vídeo com um formato de compressão (H.264/MPEG-4/Motion JPEG) e um nível de compactação especificado pode ser solicitado do produto de vídeo em rede.
  • Ativar a porta de saída: A(s) porta(s) de saída de uma câmera de rede ou de um codificador de vídeo podem ser conectadas a dispositivos externos tais como alarmes. Veja a seguir mais detalhes sobre as portas de saída.
  • Enviar aviso por email: Esse recurso avisa os usuários que ocorreu um evento. Uma imagem também pode ser anexada ao e-mail.
  • Enviar aviso por HTTP/TCP: Esta função envia um alerta a um sistema de gerenciamento de vídeo, que pode, por sua vez, iniciar gravações por exemplo.
  • Ir para um ponto predefinido de PTZ: Esta função pode estar disponível em câmeras PTZ ou em câmeras PTZ com cúpula. Ela permite que a câmera aponte para uma posição específica, como uma janela, quando ocorrer um evento.
  • Enviar um a mensagem de texto (SMS) com informações sobre o alarme, ou uma mensagem multimídia (MMS) com uma imagem mostrando o evento.
  • Ativar um alerta sonoro no sistema de gerenciamento de vídeo.
  • Exibir uma janela instantânea com imagens de uma câmera na qual um evento foi acionado.
  • Exibir procedimentos que o operador deve seguir.

Além disso, podem ser criados buffers de imagem antes e depois do alarme, permitindo que o produto de vídeo em rede envie vídeo com duração e taxa de quadros definidas antes e depois do acionamento de um evento. Isso pode ajudar a mostrar um quadro mais completo de um evento.

Portas de Entrada/Saída

Um recurso exclusivo de câmeras de rede e codificadores de vídeo, que não existe nas câmeras analógicas, são suas portas integradas de entrada e saída (E/S). Essas portas permitem conectar um produto de vídeo em rede a dispositivos externos e gerenciar esses dispositivos através de uma rede. Por exemplo, uma câmera de rede ou um codificador de vídeo conectado(a) a um sensor de alarme externo através da sua porta de entrada pode ser instruído(a) a enviar vídeo apenas quando o sensor for acionado.

Os tipos de dispositivos que podem ser conectados à porta de entrada de um produto de vídeo em rede são praticamente infinitos. A regra básica é que qualquer dispositivo capaz de alternar entre um circuito aberto e fechado pode ser conectado a uma câmera de rede ou um codificador de vídeo. A função principal da porta de saída de um produto de vídeo em rede é acionar dispositivos externos, seja automaticamente ou por controle remoto, por meio de um operador ou de um aplicativo.

Detecção de movimento em vídeo

A detecção de movimento em vídeo (VMD) é um recurso que existe em todos os sistemas de gerenciamento de vídeo. É uma forma de definir a atividade em uma cena, analisando os dados de imagem e as diferenças em uma série de imagens. Com a VMD, é possível detectar movimento em qualquer parte do campo de visão de uma câmera. Os usuários podem configurar várias janelas “incluídas” (uma área específica do campo de visão da câmera onde deve ser detectado movimento), e janelas “excluídas” (áreas de uma janela “incluída” que devem ser ignoradas). A VMD ajuda a priorizar as gravações, reduzir a quantidade de vídeo gravado e facilitar a pesquisa de eventos.

Configuração da detecção de movimento em vídeo no software de gerenciamento de vídeo AXIS Camera Station.

Alarme ativo contra adulteração

Esta função de vídeo inteligente, incorporada em muitos produtos de vídeo em rede da Axis, pode ser usada como acionamento de eventos quando uma câmera é manipulada de qualquer maneira, por exemplo: redirecionamento, bloqueio, desfocalização, ou pintura por spray, cobertura ou danificação. Sem essa detecção, o uso das câmeras de vigilância pode ser limitado.

Recursos de administração e gerenciamento

Todos os aplicativos de gerenciamento de vídeo permitem incluir e configurar parâmetros básicos de câmera, taxa de quadros, resolução e formato de compactação, mas alguns deles possuem funções mais avançadas, como descoberta de câmeras e gerenciamento total de dispositivos. Quanto maior ficar um sistema de vigilância por vídeo, mais importante será a capacidade de gerenciar com eficiência os dispositivos conectados à rede.

Os programas que ajudam a simplificar o gerenciamento de câmeras de rede e codificadores de vídeo em uma instalação muitas vezes oferecem as seguintes funções:
  • Localização e exibição do estado de conexão de dispositivos de vídeo na rede.
  • Definição de endereços IP.
  • Configuração de uma ou várias unidades.
  • Gerenciamento de atualizações de firmware de várias unidades.
  • Gerenciamento direitos de acesso do usuário.
  • Uma folha de configuração que permite aos usuários ter, em um único lugar, um panorama de todas as configurações de câmera e gravação.
    O software de Gerenciamento de Câmeras da AXIS facilita encontrar, instalar e configurar produtos de vídeo em rede.
Segurança

A segurança é uma parte importante do gerenciamento de vídeo. Um produto de vídeo em rede ou um software de gerenciamento de vídeo deve permitir a definição ou configuração dos seguintes itens:
  • Usuários autorizados
  • Senhas
  • Níveis diferentes de acesso de usuários, por exemplo:
           - Administrador: acesso a todas as funções (no software AXIS Camera Station software, por        exemplo, o administrador pode selecionar a quais câmeras e funções o usuário terá acesso)
          - Operador: acesso a todas as funções, exceto algumas páginas de configuração
          - Visualizador: acesso apenas às imagens ao vivo de algumas câmeras

Monitoramento de exibição pública (MEP)

Os sistemas de monitoramento de exibição pública (MEP) fornecem vídeo ao vivo do ambiente varejista. Um monitor exibe ao público o vídeo de vigilância selecionado. Por exemplo, os clientes podem ver imagens ao vivo de si mesmos ao entrarem em uma loja, recebendo uma mensagem imponente de que há vigilância por vídeo no local. Isso desencoraja comportamentos indesejáveis, auxiliando na redução de perdas e na melhora do relacionamento com os clientes.

Exemplos de configurações do sistema

O vídeo em rede é uma rota escalável, flexível e econômica para soluções eficazes de MEP e onde configurações de diferentes sistemas estão disponíveis.
Monitor exibindo uma alimentação de vídeo de um NVR/VMS
Monitor exibindo uma alimentação de vídeo de um decodificador 
Monitor exibindo uma alimentação de vídeo de um tablet
Fonte : http://www.axis.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek