Dicas para criar uma senha segura
Cada vez mais as senhas fazem parte do dia a dia. São logs e mais logs, em sites diversos, senhas do banco, do cartão de crédito, do trabalho, etc. Enfim, são senhas de extrema importância para a dinâmica diária, no entanto, podem se tornar um risco se não forem utilizadas de forma segura. Reunimos algumas dicas para auxiliar na elaboração de senhas seguras, que propiciem a memorização.
As senhas podem ser compostas por três tipos de caracteres: letras (em caixa alta ou baixa), números e símbolos. Sendo assim uma das possibilidades é a utilização de códigos MUNGE. Esta é uma tentativa de criar senha segura através da substituição de caracteres.
A Wikipedia possui um exemplo de substituições que pode ser realizado:
No entanto, o importante é realizar substituições que sejam lógicas para você, para não correr o risco de esquecer as substituições feitas.
Veja alguns exemplos:
felicidade – #31!9!6263
computador – (0mpu+@60r
Também é possível usar a “técnica leet”, que substitui as lestras por números. Por exemplo: a palavra descontraído pode se transformar em d35c0n7241d0.
Outra opção é a criação de sigla a partir de uma informação fácil de lembrar. Por exemplo, escolha uma frase significativa para você, como Eu adoro fazer compras na internet. Usando essa frase como guia, você pode usar eafcni como senha.
Substitua números, símbolos e ortografia incorreta por letras ou palavras em uma frase fácil de lembrar. Por exemplo, adoro internet pode se tornar 3u4do2o 1n732n37 (não é errado usar espaços na senha).
Independente do método para mascarar sua senha, o importante é não compartilhá-la, buscar uma sequência que não seja óbvia e que seja fácil de ser lembrada.
Ações que devem ser evitadas para proteger sua senha
Alguns métodos comuns usados para criar senhas são fáceis de adivinhar por criminosos. Para evitar senhas fracas e fáceis de adivinhar:
Evite seqüências ou caracteres repetidos. “123456789,” “1111111,” “abcdefg” ou letras adjacentes no teclado não ajudam a proteger senhas.
Evite usar somente substitutos semelhantes de números ou símbolos. Criminosos e outros usuários mal-intencionados que conheçam o suficiente para tentar violar sua senha não serão enganados por substituições semelhantes comuns, como ’1′ no lugar de ‘i’ ou ‘@’ no lugar de ‘a’. Entretanto, essas substituições podem ser eficazes quando combinadas com outras medidas, como o tamanho, digitação incorreta ou variações de maiúsculas e minúsculas, para aumentar a força da senha.
Evite usar seu nome de login. Qualquer parte de seu nome, aniversário, número de previdência ou informações semelhantes sobre familiares são más escolhas de senha. Essas são as primeiras informações testadas pelos criminosos.
Evite palavras dicionarizadas em qualquer idioma. Os criminosos usam ferramentas sofisticadas que podem adivinhar senhas rapidamente, com base em palavras de vários dicionários, incluindo palavras escritas de trás para frente, erros de digitação comuns e substituições. Eles incluem todo o tipo de obscenidades e qualquer palavra que você não diria perto de crianças.
Use mais de uma senha em todos os locais. Se um dos computadores ou sistemas online que utilizam a senha forem comprometidos, todas as suas informações protegidas pela senha deverão ser consideradas como comprometidas também. É fundamental usar senhas diferentes para sistemas diferentes.
Importante:
- Não forneça suas senhas a outras pessoas.
- Proteja o registro de quaisquer senhas.
- Nunca forneça sua senha por email ou ao receber um pedido por email.
- Altere suas senhas regularmente.
Fonte: Microsoft
Comentários
Postar um comentário