Entendendo o Código do Crachá - Wiegand 26.
Os cartões de identificação mais populares da década de 1980, os cartões wiegand, foram codificados de fábrica com fios magnéticos incorporados em plástico. Os leitores implementaram a "interface Wiegand" que se tornou de fato o padrão da indústria para criar a interface entre leitores de cartões e os painéis de controle. O método de transmissão de dados utilizava dois fios de dados e os dados do cartão utilizavam um formato de 26 bits.
Devido à ampla utilização da interface wiegand na década de 1980, a maioria dos sistemas de controle de acesso aceita os leitores que utilizam essa interface tanto a nível de sinalização como para a formatação de dados do cartão. Portanto, para que um produto possa ser compatível com a "interface Wiegand", ele deve ser compatível com o padrão de sinalização, bem como o padrão de formatação de dados.
De um ponto de vista elétrico, todos os dispositivos periféricos dentro de um sistema de segurança devem ser eletricamente compatíveis com o seu controlador. Muitos controladores atualmente em uso foram concebidos para aceitar o padrão Wiegand de dados de sinalização. A sinalização Wiegand padrão utiliza 2 linhas de dados para enviar os dados do cartão para o controlador. Eles são conhecidos como Data1 e Data0. Como o próprio nome diz o Data1 envia ao controlador o "1" bit de dados e o Data 0 envia o "0" bit de dados.
A imagem abaixo representa graficamente o envio binário no padrão wiegand do valor "01101". Note que cada degrau nas linhas representa uma mudança de 5V para 0V, comunicando assim o valor de cada bit enviado.
FORMATO DOS DADOS
O formato Wiegand de dados é caracterizado pela contagem de bits total e pela distribuição de campos de dados em definida ordem no cartão. A figura abaixo ilustra o uso de Wiegand de 26 bits, o padrão wiegand mais comumente usado para formatação de dados.
Este formato wiegand consiste de um bit de paridade, 8 bits código de acesso, 16-bit ID do usuário, e bit de paridade, para um total de 26 (1+8+16+1 = 26) bits
Com este entendimento básico de como analisar as informações no formato Wiegand 26 bits, você pode aplicar uma convenção semelhante para decodificar os dados em outros formatos wiegand . Depois de saber a distribuição dos campos de dados, você pode extrair o código de acesso e campos de ID de usuário.
Leia Também
Como funciona um cartão de acesso de segurança?
Retirado de http://www.oxxcode.com.br/wiegand-26/
Comentários
Postar um comentário