O que é - ONVIF (Open Network Video Interface Fórum)



Criado em 2008 com o objetivo de assegurar a transparência necessária para desenvolver um padrão aberto para a indústria de produtos de vídeo em rede, o ONVIF é um fórum global fundado pela Axis Communications, pela Bosch e pela Sony.

Hoje, a interface ONVIF fornece a interoperabilidade entre os produtos de vídeo em rede, sem a necessidade do fornecimento do kit de desenvolvimento de software (SDK) ou de outro programa específico para descompactação das imagens, o que facilita a vida de todos os envolvidos na cadeia: integradores, consultores e, principalmente, do cliente final.

Atualmente, existem basicamente duas formas de compactação de imagens digitais: a estática ou foto (JPEG) e a em movimento ou filme (MPEG/H264). Para visualizar uma foto compactada, é preciso descompactá-la. Como o JPEG é um sistema padrão, praticamente todas as câmeras fotográficas e microcomputadores possuem o seu descompactador e essa operação se torna imperceptível para os usuários.

Já com os filmes a realidade é outra. Cada fabricante utiliza o pacote de ferramentas e características disponíveis no padrão de compactação de forma proprietária, tornando seu streamde vídeo único. Para visualizar e descompactar o stream de vídeo é necessário utilizar o software ou SDK do próprio fabricante, que fornece a “receita” para sua descompactação. Dessa forma, uma instalação está limitada ao fabricante das câmeras/compactadores de vídeo e ao software de visualização das imagens, não permitindo a interoperabilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes.

Com a chegada da interface ONVIF nos equipamentos de vídeo IP isso não ocorre mais. Todos podem aproveitar as possibilidades oferecidas pelo sistema, com soluções mais rentáveis e flexíveis, o que torna as oportunidades de mercado maiores e os riscos reduzidos, pois permite que um projeto de segurança seja desenvolvido com diversas marcas.

Outro benefício é a maior opção de escolha oferecida aos usuários finais, que podem definir um projeto com produtos de diferentes fornecedores, a fim de desenvolver sistemas que atendam plenamente suas necessidades. Essa iniciativa demosntra o forte compromisso da Axis, da Bosch e da Sony em apoiar a mudança do analógico para o digital no mercado de segurança.

Alessandra Faria, diretora regional da Axis para a América do Sul, explica que um padrão global torna o processo mais fácil para todos, pois assegura a interoperabilidade entre os produtos, independente da marca. “Acreditamos que a adoção de um padrão global traz uma série de benefícios para usuários finais e integradores, pois elimina trabalhos extras de integração antes da decisão final dos equipamentos”, diz.

Armando Ishimaru, diretor da divisão profissional da Sony Brasil, afirma que está união já resultou no desenvolvimento de produtos e soluções para o usuário. “Nossas câmeras de segurança em alta definição recém-lançadas no mercado nacional podem ser usadas de forma integrada a outras soluções, proporcionando a oportunidade para que o comprador use o poduto da melhor forma possível para seu projeto”, informa.

Com dois anos de atuação, o ONVIF possui hoje mais de 180 empresas associadas, o que mostra o grande interesse do mercado para a interoperabilidade e padronização do sistema de vídeo em rede, Segundo pesquisa da IMS Research (www.imsresearch.com), empresas associadas ao ONVIF respondem por mais de 61% de participação do mercado.

Estes dados mostram que a adoção do vídeo em rede no mercado de segurança por meio de um padrão global de interface aberta está no caminho certo. “Podemos observar que as soluções de integração em vídeo estão sendo muito bem aceitas no mercado. A interface ONVIF oferece a conexão de diferentes produtos e aplicativos em um único sistema de vídeo-vigilância”, esclarece Marcos Menezes, gerente de vendas e marketing da divisão Security Systems da Bosch. “Grandes projetos já vêm exigindo o padrão ONVIF em suas especificações, e acreditamos que a nova interface será aplicada nos projetos de segurança de estádios e infraestruturas necessárias para o Campeonato Mundial de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, trazendo um grande benefício ao cliente final”, completa.

Segundo Gary Wong, analista de pesquisa de vídeo-vigilância da IMS Research, há um movimento forte e rápido em direção aos padrões abertos para monitoramento em redes. “Embora tenha havido alguma apreensão que a introdução de padrões abertos pudesse aumentar a competitividade em um ambiente já altamente competitivo, agora existe uma forte crença que isso impulsionará significantemente a expansão do mercado de redes de vídeo-segurança”, disse.

Tendo estabelecido um marco com a criação de um padrão aberto para produtos de vídeo, no ano passado o ONVIF expandiu seu escopo de atuação para incluir ainda o controle de aceso.

Dessa forma, um padrão comum em todos estes segmentos trará vantagens significativas para um grande número de aplicações, onde a integração do esforço de acesso e de produtos de vídeo é de grande benefício.


Fonte: Revista PC & Compahia
Autor:  Ronnie Arata

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resetar Senhas do DVR Stand Alone

Convertendo de Aba-Track -> Serial -> Wiegand

Confira passo-a-passo para Configurar ma câmera IP - Vivotek